quarta-feira, 8 de abril de 2015

Crônicas (escrita) feito um pum

Bom dia, trago hoje a entrevista do nosso parceiro 

Eduardo de sousa


Esse é seu primeiro livro publicado?

Sim, esse é primeiro livro de vários que vou publicar nos próximos anos.
Tenho projetos, como o livro com as novas crônicas e pretendo publicar um livro de pensamentos, poesias, composições. Tenho também ideias para escrever romances.
Seu livro naturalmente reúne crônicas, claro, textos curtos. Você narra acontecimentos do seu dia a dia?

Muitas delas realmente aconteceram exatamente como conto, outras deixo a imaginação narrar o que aconteceria. Nem sempre o final foi engraçado, mas os leitores podem esperar textos bem engraçados no livro e, alguns, até românticos.O que você diria para aqueles que ficam em duvida sobre ler crônicas por ter o preconceito de que são historinhas chatinhas? 
Algumas pessoas preferem histórias complexas e há aquelas que também gostam de textos curtos. 
Boas crônicas conseguem em poucas palavras transmitir um universo em que o leitor possa vivenciar uma bela história. 
Nos dias de hoje, com a correria do dia a dia, preencher o pouco espaço de tempo entre os compromissos com leitura é um grande desafio. As crônicas, contos, poesias, podem suprir essa necessidade, contando grandes histórias em pequenos textos.


 Qual, ou quem, foi sua inspiração para seus textos? 

A grande maioria das crônicas surgiram com a lembrança de fatos que aconteceram comigo, desde a infância. Muitas vezes a inspiração aparece da observação de pequenos detalhes (ser fotógrafo ajuda muito a ter esse olhar diferenciado) e outras vezes os textos surgem do nada a partir de uma idéia qualquer.
As pessoas com quem convivo, como meus filhos, irmãos, e até meus companheiros que latem e miam, são inspiração constante.

Qual foi a sua maior dificuldade para executar o projeto desse livro?

Sempre digo que gaveta é analfabeta, temos que tirar as idéias e lá e por em prática. Creio que o maior desafio foi ter disciplina para juntar todos os textos e criar coragem para mostrar o projeto do livro para um editor. 
Todo restante do projeto foi bem tranqüilo, desde a revisão do texto, criação da capa e miolo, até a impressão.
A maior dificuldade agora é segurar a ansiedade para ver o livro ganhar o mundo e ter vida própria.
Por que seu livro foi impresso em Portugal? 
O livro foi publicado pela Chiado Editora, que tem sua sede em Portugal e possui uma gráfica especializada em produção de livros, a Chiado Print. Creio que seja uma estratégia para baratear a produção e assim conseguir um preço mais baixo na venda para os leitores.

Os livros já estão à venda? 

Por enquanto os livros estão sendo vendidos somente pelo site da Chiado Editora (https://www.chiadoeditora.com/livraria/cronicas-escritas-feito-um-pum), impresso e e-Book, mas em breve estará à venda nas Livrarias: Cultura, Saraiva e Travessa.

Já foi lançando? Tem data prevista? 

Ainda não fiz o lançamento oficial, mas já apresentei o livro para familiares e amigos na cidade de São Paulo e em Dracena/SP. Também não defini a data e nem o local do evento de lançamento do livro, mas acontecerá em breve, aqui na cidade de São Paulo.
Vai ter sessão de autografo e dedicatória?

Assim que definirmos a data de lançamento eu planejo uma sessão de autografo bem diferente, com bate papo, música e atores improvisando com as crônicas do livro. 
Será uma honra poder contar a presença de vocês.


Você já tem outro projeto literário pela a frente? Pretende continuar trabalhando com fotografia?

Os projetos já estão em andamento, escrevo todos os dias e o trabalho começa a desenvolver corpo. Sempre publico textos novos na página do livro no facebook (www.facebook.com/cronicasescritasfeitoumpum) e no meu perfil pessoal também (www.facebook.com/fotografoeduardodesousa).
Sou fotógrafo há mais de 20 anos e amo muito mesmo meu trabalho. Gosto tanto que, mesmo escrevendo, continuo mostrando retratos do dia a dia para as pessoas.



O que você acha de nós, os blogueiros?
Os blogueiros exercem um papel fundamental na disseminação e democratização da informação e conhecimento. 
Os blogs e redes sociais ajudam tanto novos talentos a divulgar seu trabalho, quanto a revelar grandes jornalistas, fotógrafos, apresentadores, escritores, etc.
Está nascendo uma nova geração, uma galera muito boa, inclusive de blogueiros, comprometida com a essência da liberdade de expressão e informação. 


Em breve terá uma postagem, falando sobre o livro tipo uma resenha um pouco diferente das resenha comum, pois um livro de cronicas e bem diferente e gostoso de se resenha e precisa de cuidado pra não ter spolier... 
Agradecimento pela a entrevista Edu. muito sucesso e sempre estaremos aqui com novidade e mais novidade.


Beijos de um garoto Geek's

Nenhum comentário:

Postar um comentário