segunda-feira, 30 de março de 2015

Nosso novo parceiro e ainda com direito a entrevista...

Hoje vou falar do autor do livro Quatro Semanas de Amor. 


Alan Silva Barros, tem 20 anos, é de São Bernardo do Campo/SP. O seu romance de estreia é " Quatro semanas de Amor'' vamos para uma entrevista com ele logo abaixo



Geek's: Primeiramente gostaria de saber mais sobre o seu livro, pois a sinopse diz e revelar algo que todos amam, uma grande historia de amor que não tem obstaculo, mas será que o segredo ameaçador não ira destruir esse amor?


Alan: É uma história que retrata o amor de duas pessoas, que embora possuam diferentes estilos de vida, se apaixonam em meio as dificuldades que trilham o caminho deles.
Numa ilha deserta como cenário, eles viam um ao outro como um porto seguro. Entre tragédias e doenças, eles vivenciam os dias como se fossem os últimos de suas vidas.

Em relação ao segredo, de jeito nenhum ele interferirá no relacionamento de Amanda e Daniel. A omissão, em certos casos, é até que necessária. Imagina esta situação: 
você descobre que alguém que você ama tem pouco tempo de vida. Forte, não é?! Diria mais: inconcebível. Acho que uma pessoa que oculta segredos da outra para poupar o seu sofrimento não pode ser julgada. A personagem principal, Amanda, relutou ao máximo pra não se apaixonar por ele, tendo em mente a sua doença terminal. Mas ambos solitários numa ilha deserta deixaram o sentimento fluir naturalmente. E não se pode lutar contra isso.

Geek's: Alan quando foi que você, percebeu que era um bom autor ?


Alan: Não, e acho que seria até um desatino da minha parte dizer que sou um bom autor. Tenho muito a aprender ainda pra chegar a ser considerado
um bom escritor. Tenho muito a vivenciar. Sou iniciante no ramo, sem grandes pretensões no momento. Quem sabe um dia, num futuro remoto, rs?

Geek's: O livro Quatro semanas de amor é do mesmo tema da musica de Luan e Vanessa, qual foi o motivo que levou você a expressar esse tema para o seu livro?

Alan: Foi num acampamento de verão, em Mairiporã/SP. Janeiro de 2012. No caso, era o último dia do acampamento. Na fogueira de confraternização, praticamente a despedida, percebi muitas pessoas tristes, aos prantos, por ser a última vez delas no acampamento, já que a idade máxima era 17 anos e elas a ultrapassariam na temporada seguinte. Alguns tinham um romance adolescente que perduravam desde a infância, mas pela distância só se encontravam no acampamento. E percebi que aquele momento, de tristeza e nostalgia, se encaixava com a música "Quatro Semanas de Amor", já que a música traz como tema um amor de verão, daqueles bem efêmeros. E daí a incógnita sobre o tema do livro teve fim. Finalmente decidi sobre o que escrever.

Geek's: Quando começou a escreve esse livro qual foi a parte mais difícil?


Alan: O tempo foi o meu maior obstáculo. Eu estava nas vésperas de um complicado vestibular. E vestibular é tempo de estudar bastante. O início não foi fácil, mas ao começar as férias de verão tive tempo para escrever o esboço e, logo em seguida, a história. Vieram alguns bloqueios criativos no desenvolvimento do romance, mas nada que me impedisse de seguir adiante.

Geek's: Qual foi sua inspiração para expressar cada sentimento dos personagens?

Alan: A vida por si só. É possível identificar distintas emoções, ações e sentimentos dos personagens no desenrolar da trama, provenientes de tragédias e conflitos familiares, a conturbada fase da adolescência, desigualdade social, superação, enfermidade, traição, romance. Enfim, eu retratei situações comuns da vida do ser humano. 

Geek's: Por que  resolveu colocar um pequeno segredo nessa historia de amor?

Alan: Pelo rumo da história, nem se trata de um segredo, e sim de uma sina, já revelada no decorrer da obra. Como eles se conhecem em seguida, em situações completamente
contrárias, ela já tá resignada a sua nova condição. E durante o relacionamento com Daniel, ela já não acha justo ocultar a sua doença terminal e acaba revelando-a ao namorado. Claro que há conflitos entre os personagens após a revelação de Amanda, mas como já disse, para o amor verdadeiro não há obstáculos. 

Geek's: Qual rede social você usa para divulgar, pois no seu IG tem apenas três fotos?  É em um mundo de louco por leituras, três fotos são poucas, pois cada dia gostamos de compartilhar, curtir e divulgar. Mas a pergunta é por que apenas três fotos?

Alan: O IG é uma rede social bastante difundida, acho que é a mais apropriada para fazer divulgações sobre livros.  A divulgação foi feita para professores, tanto do ensino médio quanto professores atuais. Também para amigos e familiares, que me apoiaram bastante. E grande parte através de parcerias literárias, em IG's e Blogs.
Em relação a pouca divulgação por minha parte no IG, acho que há um certo anacronismo entre as redes sociais e a minha pessoa, rs. Não por ser desantenado, mas sim porque eu sou bastante vintage (das antigas, se preferir).
Gosto do ar-livre, escrevo cartas, sou vegetariano, curto música sertaneja e rock, curto sair com os amigos, viajar, ler. Há vezes que desço ao litoral quase no fim da tarde só pra ver o pôr-do-sol. Se bem que eu moro a aproximadamente 50 quilômetros da praia, rs. Enfim, sou muito ligado a natureza, mas um dia juro que vou me adequar a essa tecnologia. 


Geek's: Esse é um do seus primeiros trabalhos ou tem outros? quais?

Alan: Este é o meu primeiro e único romance até agora. Agora estou me empenhando na criação de um roteiro de curta-metragem, "Epitáfio". Quando terminar, pretendo escrever outros livros. Só não decidi se escreverei sobre ficção-científica ou sobre um outro romance que já tenho em mente. Enfim, pensarei bem ainda, rs.

Geek's: Você diria que os leitores iram chorar, amar a historia em cada parte ou ira se choca quando saber o motivo de Amanda ter guardado o segredo.

Alan: A história tem diversas passagens. Drama, romance, tragédia, infortúnios. Em relação ao segredo, as pessoas compreenderão Amanda. É algo relevante, mas foi tudo para protegê-lo do sofrimento que este segredo traria a ele. Imagina uma pessoa náufraga há anos, encontra sua alma gêmea e descobre que os dias dela estão contados. Uma situação complicada.

Geek's: O que acha dos blogueiros e IG literários?



Alan: São os intermediários entre os leitores e os autores. Tenho uma grande estima por Blogueiros e IG's literários. Além de ajudar na divulgação na literatura nacional, vocês incentivam crianças, jovens e adultos na prática da leitura, que é de grande importância na formação de pessoas críticas. Eu apoiaria se houvesse uma iniciativa para o "Dia do Promotor Literário", como uma homenagem a todos vocês, pois quem promove a leitura, promove também um futuro promissor. Obrigado, em nome de todos os leitores e autores do país.

Geek's: Qual seria o recardo para pessoas que pensa em escreve sua própria obra mas tem medo?

Alan: Jamais pense na falta de tempo, pois isso será um empecilho para o desenvolvimento da obra. A minha primeira dica é a definição do seu público-alvo. Se o seu livro será ideal para jovens, adultos, crianças etc. Em seguida, escreva um breve esboço, de 7 a 10 páginas. Coloque ideias sobre o enredo, personagens, conflitos, desfechos.
Em seguida, mescle as suas ideias e mãos à obra.  
É normal ter bloqueios criativos de vez em quando, mas não se sinta desestimulado por isso. Falando por experiência própria, eu os tive tantas vezes e eles não me impediram de seguir escrevendo. Você pode achar cansativo, desgastante, mas não há sensação melhor do que você ver sua obra finalizada, pronta para ser lida pelos seus leitores.
Ah, antes de escrever, leia bastante. A leitura estimula a imaginação e a criatividade. O país precisa de mais autores para contribuírem à literatura nacional. Se você estiver disposto, acredite no seu potencial. Não desista!


Sigam o alan nas rede social @alansalavori 

obrigado por todo apoio Alan e bastante sucesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário